BLOG DO TÍPICO SABOR BRASILEIRO

O típico sabor paranaense - receita de barreado

Estávamos pensando em qual receita compartilhar com você essa semana e lembramos de uma que os nossos leitores paranaenses conhecem muito bem, mas que talvez não seja comum na cozinha do resto do país: o barreado.

O barreado é um prato típico do estado do Paraná e leva esse nome pois é necessário barrear  - ou vedar, para os menos íntimos – a tampa da panela com uma massa feita de farinha de trigo e mandioca na hora do cozimento, mas isso a gente explica já já.

Vamos à receita! Você vai precisar de:

. 5 kg de coxão mole

. 1 ½ kg de cebola

. 200g de bacon

. 100g de sal

. 20g de cominho

. 50g de alho

. 5g de pimenta do reino

. 3 litros de água

. 100g de farinha de trigo

. 500g de farinha de mandioca

Comece cortando a peça de coxão mole em cubos de mais ou menos 5 cm x 5 cm e a peça de bacon em cubinhos de 1 cm x 1 cm (se você encontrar o bacon já picadinho no supermercado, aproveite) e reserve.

Coloque a cebola, o alho e 1 litro de água no liquidificador e bata tudo até virar uma pasta bem homogênea. Em uma panela grande coloque a carne, a pasta de cebola e alho, o sal, o cominho, a pimenta do reino e o restante da água.

Em outro recipiente misture a farinha de trigo e de mandioca e vá adicionando água até virar uma pasta. Com as mãos molhadas para não grudar, vá colocando essa pasta sobre a tampa da panela até vedá-la - ou barreá-la – por completo.

 Leve ao fogo alto até que pegue fervura e depois deixe em fogo baixo por 4 horas. Sirva acompanhada de farinha de mandioca Deusa, rodelas de banana-maçã e arroz branco.

O barreado dá um pouquinho de trabalho, mas vale super a pena! Conte pra gente como ficou o seu barreado aqui nos comentários. :)

tgm, 06.11.2015 | Postado em: Típico Brasileiro

Comentários

Contato

  • Endereço:
    Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 418 - S/N - Chácara Rosário - CEP: 17400-000 - Garça / SP
  • Telefone:
    +55 (14) 3407-4949
    +55 0800-555985
  • E-mail:
    sac@deusa.com.br

Curta Nossas Redes Sociais