Blog do Típico Brasileiro

Mitos E Verdades Sobre O Glúten

Mitos E Verdades Sobre O Glúten

A dieta sem glúten vem dividindo opiniões entre a comunidade científica, e ao mesmo tempo, tem ganhado adeptos no mundo todo. Esta dieta pede a eliminação total do glúten do cardápio, ou seja, a pessoa que faz a dieta sem glúten deixa de comer os derivados de cereais como aveia, trigo, cevada e centeio.

Mas será que a dieta sem glúten é indicada para qualquer tipo de pessoa? Os nutricionistas especializados no assunto dizem que não. 

A dieta sem glúten é indicada para as pessoas que sofrem com a doença celíaca, uma doença autoimune que causa um processo inflamatório nas paredes internas do intestino delgado e provoca a diminuição da capacidade de absorção de nutrientes.

É preciso salientar que, ainda não há estudos científicos que comprovam que o glúten é prejudicial à saúde e eliminá-lo da alimentação pode não ser tão benéfico.

Veja abaixo os principais mitos e verdades sobre o glúten:

1- É recomendável tirar o glúten da alimentação.
MITO. Ao contrário do que muitos pensam, não é indicado excluir o glúten da sua alimentação. A dieta sem glúten só é recomendada para pessoas que apresentam sintomas da doença celíaca ou sensibilidade a esta proteína. Mas, antes de aderir à dieta, siga as orientações de um médico.

2- A sensibilidade ao glúten manifesta-se somente na infância.
MITO. A doença celíaca pode surgir em qualquer fase da vida e em ambos os sexos.  

3- Remédios também podem conter glúten. 
VERDADE. Em alguns casos, o glúten faz parte da composição de algumas substâncias presentes em medicamentos. Por isso, os celíacos e pessoas que apresentam sensibilidade ao glúten devem sempre estar atentos à bula. Além dos medicamentos, há cosméticos que contém glúten em sua composição. É o caso dos hidratantes à base de aveia, por exemplo.

4- Chocolate contém glúten. 
VERDADE. A maioria dos chocolates à venda tem glúten em sua composição. Esteja sempre atento às informações das embalagens. 

5- Tirar o glúten da dieta faz emagrecer.
MITO. Retirar o glúten da alimentação causa uma falsa impressão de que o emagrecimento é resultado da eliminação da proteína, mas, na verdade, o emagrecimento tão prometido nas dietas sem glúten se dá porque os praticantes cortam alimentos com altos índices calóricos, como pães, massas, frituras e doces.

Agora que você sabe que a proteína é necessária para o bom funcionamento do organismo, opte por buscar um nutricionista ou profissional antes de ingressa na dieta sem glúten e garanta que a sua alimentação é adequada para você!

Comentários

Curta Nossas Redes Sociais


Menu

Fale Conosco

Telefone:
+55 (14) 3407-4949
+55 0800-555985

Whatsapp:
(14) 9 9102-7471

E-mail:
sac@deusa.com.br

Deusa Alimentos

Endereço:
Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 418 - S/N - Chácara Rosário - CEP: 17400-000 - Garça / SP

 

Deusa Alimentos