Blog do Típico Brasileiro

Receita de Canjica sem Lactose

Receita de Canjica sem Lactose

Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções

A canjica tornou-se um doce típico da culinária brasileira, mas segundo alguns estudos, ela possui origem africana e foi se adaptando aos paladares brasileiros com o passar do tempo.

O milho de canjica é rico em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, o óleo que encontra-se neste grão é benéfico para o colesterol e ajuda a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Existem diferentes receitas de canjica. Nas versões mais tradicionais, não podem faltar o coco ralado e a canela, mas ingredientes como o amendoim torrado e o cravo também começaram a aparecer nas tigelas de quem deseja acrescentar um toque moderno ao prato.

Esta versão que leva leite de coco além de deliciosa, é perfeita para as pessoas que possuem intolerância à lactose, ou seja, dificuldade para digerir os açúcares encontrados somente no leite de origem animal, e que por isso, seguem uma dieta restritiva.

Vamos à receita!

Ingredientes:

500g de milho de canjica Deusa
1 litro de leite zero lactose
2 xícaras de açúcar
50g de coco ralado
200 ml ou 1 garrafinha de leite de coco
2 ou 3 pedacinhos de canela em pau

 

Modo de preparo:

1. Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro. Após 24 horas, escorra a canjica e lave rapidamente os grãos de milho branco em água corrente.

2. Coloque a canjica em uma panela de pressão com aproximadamente 1 litro de água. O ideal é que a água fique até 3 dedos acima da canjica. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhando por 30 minutos.

3. Passados os 30 minutinhos, deixe toda a pressão sair da panela antes de tentar retirar a tampa. Acrescente 1 xícara de açúcar, a canela em pau e 1 litro de leite sem lactose. Deixe levantar fervura e mexa com frequência.

4. Em uma panela separada, adicione o restante do açúcar e mexa em fogo médio até dourar. Nesta etapa, cuidado para não dourar demais pois acabar amargando a receita*.

5. Adicione o açúcar dourado à panela com canjica e acrescente também o leite de coco e o coco ralado. Deixe ferver por até 10 minutos ou até o caldo ganhar uma consistência levemente cremosa.

*Esta etapa é opcional e você pode acrescentar as duas xícaras de açúcar de uma só vez.

Veja outros conteúdos sobre dietas restritivas que já postamos em nosso blog:

Mitos e verdades sobre o glúten                     Bolo de banana sem leite

Comentários

Curta Nossas Redes Sociais


Menu

Fale Conosco

Telefone:
+55 (14) 3407-4949
+55 0800-555985

Whatsapp:
(14) 9 9102-7471

E-mail:
sac@deusa.com.br

Deusa Alimentos

Endereço:
Rod. Comandante João Ribeiro de Barros, Km 418 - S/N - Chácara Rosário - CEP: 17400-000 - Garça / SP

 

Deusa Alimentos